23 de jan. de 2002

Que vergonha..

23/01/2002 - 20h02
Parafuso frouxo causou blecaute na segunda-feira


O blecaute que atingiu dez Estados na segunda-feira começou com um parafuso frouxo.
Segundo relatório divulgado pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), o parafuso de uma das junções que segurava as linhas de transmissão não estava corretamente colocado. Ele acabou causando um desgate que terminou no rompimento de um dos cabos.
O problema se agravou com uma pane no sistema de segurança. Ele deveria ter desligado apenas uma linha mas desligou dois cabos de transmissão.
Para completar o problema, neste dia apenas quatro das seis linhas de transmissão que saem de Ilha Solteira estavam funcionando.
Um deles estava em manutençao e outro havia sido desligado a pedido do ONS (Operador Nacional do Sistema).
Segundo o diretor-geral da Aneel, José Mauro Abdo, nesse momento ainda havia como isolar o defeito, fazendo com que o blecaute durasse apenas alguns minutos como aconteceu no sul do país. O sistema operado pela ONS não funcionou adequadamente e prejudicou o abastecimento de energia em São Paulo e no Rio de Janeiro.
Consumado o blecaute, caberia ao ONS restabelcer o funcionamento do sistema o mais rápido possivel. Isso, se a sede do ONS, no Rio, não tivesse também no escuro. Como o gerador que garante o funcionamento do ONS não funcionou, o sistema elétrico brasileiro ficou, por alguns minutos, sem qualquer controle.

Imagina se nos USA fosse assim? Os terroristas iam fazer a festa!!

Nenhum comentário: