30 de mai. de 2002

Festa de abertura será marcada por mensagens de paz

SEUL, Coréia do Sul - A cerimônia de abertura da Copa do Mundo 2002, nesta sexta-feira, às 07h30m (horário de Brasília), no estádio de Seul, terá como tema 'Desde o Oriente' e será marcada por mensagens de paz e na coexistência pacífica e harmoniosa entre os homens e a natureza. A festa terá 40 minutos de duração e 20 minutos depois, França e Senegal fazem o primeiro jogo da competição e o único do dia.

Como faz parte da tradição haverá discursos dos presidentes do comitê organizador sul-coreano, Chung Mong-Joon e Lee Yun-Taek, da Fifa, Joseph Blatter, da Coréia do Sul, Kim Dae-Jung, e do primeiro-ministro do Japão, Yunichiro Koizumi, dando início oficial às disputas.

A festa constará de quatro partes, a primeira das quais denominada de 'Boas-vindas' e culminará com o desejo de 'Partilhar', após passarem pela 'Comunicação' e 'Harmonia'. As bandeiras dos 32 países participantes vão misturar-se no gramado do estádio com largas faixas de tecido que simbolizam a harmonia que, através de balões de flores, se elevarão ao céu sob o som de crianças cantando à propósito da existência pacífica entre os povos.

Apesar desses apelos, nenhum representante da Coréia do Norte deve estar presente, estando previstas as participações dos príncipes da Dinamarca, Emirados Árabes Unidos, Arábia Saudita e Brunei, juntamente com os primeiros-ministros da República Dominicana e Namíbia e do presidente do mais novo país do mundo, Xanana Gusmão, Chefe de Estado de Timor Oriental.

O tema oficial do Mundial, composto por Vangelis, vai pôr ponto final à cerimônia. Para os mais supersticiosos, a festa de abertura poderá ser marcada pela chuva enquanto as previsões meteorológicas indicam céu muito nublado sobre Seul no momento do jogo entre França e Senegal.

O Globo On Line

Nenhum comentário: