14 de mai. de 2003

Eh muita amteria de fisica ao emsmo tempo..ahuaahuahu me lembra aquelas perguntas retardadas da prova mensal de eclipse..

Eclipse total da Lua ocorre na madrugada do dia 16

Na madrugada da próxima sexta-feira, cerca de 2 bilhões de pessoas em todo o mundo vão poder ver o eclipse lunar total. Durante algumas horas, a Lua, a Terra e o Sol estarão alinhados, e a Terra vai impedir que a luz do Sol seja refletida pela Lua. Como conseqüência, a Lua vai se "apagar" aos poucos, até "sumir" do nosso campo de visão.

Um eclipse é, justamente, o desaparecimento total ou parcial de um astro, graças à colocação de outro astro entre ele e o observador. Para nós, terráqueos, é possível ver eclipses solares e lunares. Os dois são raros, porque é difícil a Lua passar pela mesma linha que liga a Terra e o Sol, graças à inclinação de sua órbita.

Os eclipses solares ocorrem quando o Sol fica parcial ou totalmente escondido pela Lua nova, que se coloca entre a Terra e ele. Já os eclipses lunares ocorrem quando a Lua cheia entra na região de sombra criada pela Terra, sendo "apagada" do nosso céu.


Como uma laranja

O eclipse lunar total começará às 22h00 do dia 15 de maio, quando tem início a etapa penumbral. A Lua levará mais de três horas para atravessar o cone de sombra que a Terra vai criar, e só estará totalmente encoberta entre as 00h13 e 01h16 da madrugada do dia 16. Na verdade, a Lua não chega a "sumir", mas fica com uma coloração alaranjada, graças à refração da luz do Sol na atmosfera da Terra.


Para ver o eclipse

A Lua é o astro mais fácil de ser observado da Terra. Ela é vista a olho nu e basta ter um binóculo ou uma pequena luneta para enxergar suas crateras e até mesmo as montanhas do nosso satélite natural.

O eclipse poderá ser visto totalmente, de qualquer lugar do Brasil. Lembre-se de que, com um telescópio, luneta ou binóculo, a imagem da Lua fica mais próxima e muito mais interessante.

Nenhum comentário: