26 de abr. de 2002

Hahaha vi minha nota de matemática, tipo, apesar de ter sido mó ruim foi melhor do que eu esperava..hehehe Pra uma prova que eu ia tirar zero, tirar 1 já é alguma coisa! Então, eu sou muito genio, eu inventei minha tecnica ninja de diminuir as notas que eu preciso tirar, então eu precisava de 2,5 na bimestral e agora só preciso de 1 !!! Vou explicar como é.. etapa por etapa:

1ª parte: Entender como funciona a nota de matemática

A nota final de matemática no Boletim consiste em a nota de matemática teórica vezes 0.8 e a de laboratório de matemática vezes 0.2, ou seja 10 em um, 10 em outro fica 10 X 0.8 = 8 e 10 X 0.2 = 2 totalizando 10. As notas funcionam da seguinte maneira:

Matemática Teórica:
3 pontos de teste
1 ponto de participação
6 pontos de pré provão
10 pontos de provão
média final = 20/2 = 10

Laboratório de Matemática:
10 pontos notas de relatórios
10 pontos prova bimestral
média final = 20/2 = 10

2ª Parte: Faça você mesmo!

Agora todo mundo pode utilizar a técnica, em primeiro lugar, como eu, preencha toda a tabela que foi dada a cima, menos a nota do provão que é o que você ainda não sabe:

Matemática Teórica:
3 pontos de teste = 3
1 ponto de participação = 1
6 pontos de pré provão = 1
10 pontos de provão = y (quanto você precisa, isso que você descobre!!)
média final = k/2 = z

Laboratório de Matemática:
10 pontos notas de relatórios
*atenção*
aqui você faz a média dos 8 relatórios, descartando sua pior nota e dividindo por 7, no meu caso:
10 + 10 + 10 + 10 + 9 + 9 + 8 = 66/7 = 9.4
10 pontos prova bimestral = 10 (tirei 10, quase certeza, ai voces colocam o q acham)
média final = 19.4/2 = 9.7

3ª Parte: Descubra quanto você precisa!!

É bem simples descobrir "y", primeiro vamos ver quanto você tem de laboratório de matemática na sua média final. É só você multiplicar sua média final por 0.2 que você descobre! No meu caso:

média final de lab. = 9.7 X 0.2 = 1.94

Agora considerando que a média final anda de 0.5 em 0.5 se você ficar com 4.75 ou mais, no final aumenta para 5.0 que é a meta a ser alcançada. Ou seja, você tem que descobrir quanto você precisa na média final de matemática teórica, que multiplicado por 0.8 e somado a sua média final de laboratório dá 4.75(que arredonda para 5).
para isso diminua sua média de lab. de 4.75 . no meu caso:
5.0 - 1.94 = 2.81

agora você tem que descobrir que número multiplicado por 0.8 que dá 2.81, fazendo a fórmula X multiplicado po 0.8 é igual a quanto você precisa(resultado da conta anterior). No meu caso:

X x 0.8 = 2.81
0.8x = 2.81
x = 2.81/0.8
x = 3.51

O resultado dessa conta é quanto você precisa de média final de matemática teórica. Agora some seus testes + sua nota de participação + pré-provão e divida por 2. No meu caso dá 2,5.
Agora tire dessa nota que você descobriu anteriormente o resultado dessa conta. No meu caso:
3.51 - 2.5 = 1.01 = 1

Essa é a nota que você precisa na prova bimestral!!!

4ª Parte: Comprovando a Técnica

Se você acha que isso está errado, eu posso comprovar tudo que eu disse em apenas algumas contas! Lá vão elas:

Média de matemática teórica: 1(provão) + 2.5(pré-provão + testes + part.) = 3,5
Média de laboratório de matemática: 9.7
Média do Boletim: (9.7 x 0.2) + (3.5 x 0.8) = 1.94 + 2.8 = 4.75 = 5

*dica: não arredonde muito porquê senão no fim você fica pendurado por 1 décima, e lembre-se que você precisa de 4.75!! Faça a conta com 4.76 para ter mais certeza caso haja alguma dúvida.

Nenhum comentário: